Dicas de como emagrecer de forma saudável e duradoura. Como emagrecer de forma definitiva, com uma reeducação alimentar e manutenção de uma actividade física adequada, referindo aspectos psicológicos que deve alterar para atingir a sua meta.


Como emagrecer - Dica 6

Sopa sempre antes das refeições
As vantagens de comer sempre sopa são inquestionáveis, mas podemos acrescentar aqui mais alguns bons motivos para passar a comer sempre sopa antes das suas principais refeições. Há sempre uma boa razão para incluír sopa na nossa alimentação diária – faça chuva, sol ou frio.
Aqui ficam então 8 bons motivos para comer sopa:
  1. Alimenta o corpo e a alma: sopa aconchega e alimenta - corpo e alma. Se for quente, aquece-nos, se for fria, refresca-nos, com a eficácia que se pretende! Já uma cerveja ou um gelado até podem refrescar-nos mas desidrata-nos e ambos podem engordar-nos... com eficácia mas... isto não se pretende!
  2. Fonte de minerais e vitaminas. Como não deitamos fora a água da cozedura (esta deve ser breve e só se deve colocar as verduras quando a água estiver a ferver), os minerais e algumas das vitaminas das hortaliças, bem como das leguminosas etc., permanece. Bónus: tomate e espinafres são hortícolas que se tornam mais nutritivas ainda quando cozidas (versus em crú).
  3. Fonte de leguminosas. Há que aproveitar as sopas para incluir feijões, lentilhas, grão, ou soja, pois as leguminosas são ricas em fibra, proteína vegetais, ferro e cálcio. Pela sua variedade contêm um leque vasto de cores e sabores, e são muito saciantes; triture no puré mas deixe algumas a boiar.
  4. Jantar ideal. Uma sopa rica pode fazer um rico jantar, já que o jantar convém ser mais leve que o almoço. Sopa de peixe, sopa de cevadinha perolada com cogumelos e feijão encarnado, caldo verde, sopa à alentejana, gaspacho com pão torrado e ovo picado, e canja de galinha, são apenas alguns exemplos de sopas saudáveis e equilibradas.
  5. Baixa em calorias: a sopa é relativamente baixa em calorias por prato, fecha o melhor equilibrio entre baixo valor calórico e alto poder de saciação (tira a fome devido ao seu volume, à quantidade de água e fibras que contém);
  6. Se tiver pressa: especialmente fora de casa, poucas escolhas se comparam em vantagens nutritivas;
  7. Para quem tem muita fome: regra de ouro no controlo de peso, por todos os motivos anteriormente mencionados;
  8. Para quem não gosta do "resto" (repete a sopa)!
Sabe quais as dietas mais populares? Conheça-as:

14 dicas de como emagrecer

Emagrecer e perder peso deve ocorrer quando você ingerir menos calorias do que aquelas que queima. O aumento da atividade física, limitando a ingestão de calorias irá aumentar a sua taxa de perda de peso. O aumento da atividade física também vai ajudar você a manter seu peso após a perda de peso. Assim, deve discutir com o seu nutricionista os níveis de calorias adequadas no seu caso.

1. Mantenha uma alimentação devidamente certificada por especialista da área e mantenha uma atividade física adequada.
2. Pese-se uma vez por semana, no mesmo momento do dia, com a mesma quantidade de vestuário, e na mesma balança.
3. Coma ao pequeno almoço todos os dias e não pule as refeições. Pular refeições pode levar a fome extrema, excessos e escolhas alimentares pobres.
4. Planeje suas refeições e coma em torno do mesmo tempo todos os dias.
5. Escolha uma área de refeições em casa e/ou trabalho.
6. Desligue a TV e/ou do computador durante as refeições e lanches.
7. Coma devagar. Dê 30 minutos para uma refeição. Demora 20 minutos antes de você sentir-se completo, então espere 20 minutos após sua primeira dose antes de tomar uma segunda dose.
8. Coma alimentos ricos em proteína, já que vão ajudá-lo a sentir-se completo mais cedo.
9. Leia os rótulos dos alimentos para ajudar a avaliar as porções de alimentos que deve ingerir.
10. Coma menos gordura e açúcares. Coma mais fibras, incluindo frutas frescas, legumes e grãos integrais.
11. Limite as refeições de fast-food e de restaurantes
12. Não guarde alimentos problemáticos em casa e/ou no trabalho. A comida problemática é um tipo de alimento que o fará comer muito ou muito frequentemente.
13. Beba pelo menos 8 copos de líquidos por dia. Concentre-se em bebidas sem cafeína, livres de calorias.
14. Tenha um sono adequado a cada noite (7-9 horas).

Como emagrecer - Dica 5

Coma mais proteína
Abasteça-se de Proteína. E porque é importante esta estratégia? Porque a proteína ajuda a saciar, ou seja, se comer mais proteína o que vai acontecer é que vai ter menos fome durante mais tempo. Quem come mais proteína ao pequeno almoço fica com menos fome ao longo do dia.
Para além disso é importante saber que a proteína é que vai ajudar a manter a massa muscular ao longo do processo de perda de peso. O que acontece é que quando treina está a criar micro lesões nas suas fibras musculares que têm de ser reparadas. E é aqui que entra a proteína. Ao ingerir quantidades adequadas de proteína, esta é responsável por fazer a reconstrução muscular. Este processo ao acontecer repetidamente vai promover uma tonificação muscular, e acima de tudo, se está a perder peso, vai fazer com que perca menos massa muscular do que o normal e consequentemente perca mais massa gorda. O seu objectivo com certeza que, mais do que perder peso, é perder massa gorda, estou certo? Então lembre-se sempre que a proteína é essencial para si, para os seus músculos, para o seu corpo, para ter menos fome.
Existem dois pontos que se deve esclarecer:


  1. A proteína em excesso é prejudicial ao organismo. A proteína é essencial, mas não deve agora começar a ingerir o máximo de proteína que conseguir, pois o excesso de proteína será excretado pelo organismo, e o pior é que vai sobrecarregar os rins. Para além disso o excesso de proteína na corrente sanguínea será degradado e armazenado sob a forma de gordura, que é exactamente o que não quer que aconteça.
  2. É importante ter em conta que muitas vezes os alimentos ricos em proteína são igualmente ricos em gordura, portanto procure sempre optar por alimentos que tenham proteína mas que tenham pouca gordura como as carnes magras, por exemplo. Este ponto ganha especial importância se estivermos a falar da refeição pós treino. Nessa refeição deve evitar completamente a gordura e aumentar a proteína e hidratos de carbono. Só para que tenha uma ideia o consumo de proteína diário deve rondar os 0,8 gramas de proteína por kg diariamente.
Sabe quais as dietas mais populares? Conheça-as: